Um pequeno adereço estético, colorido e bem familiar dos brasileiros vira moda na Europa: fitinhas do Nosso Senhor do Bonfim. A exemplo do fenômeno Havaianas, as pulseirinhas de tecido vêm se tornando um novo hit dos fashionistas de plantão.
Os mais atentos à moda já perceberam a aparição das fitinhas. Evidentemente, não há estatísticas para explicar o fenômeno, mas a sensação de quem trabalha com acessórios, ou os admira, é taxativa. "Todo mundo usa", sentencia a jornalista franco-americana Jenny Barchfield, especialista em moda da agência Associated Press em Paris.
Outro indicativo do sucesso das fitinhas é o rumor de elas estariam prestes a desembarcar em pelo menos dois templos fashionistas parisienses, uma grande loja de departamentos e uma butique - caríssima -, ponto de romaria dos "mais descolados" à Rue Saint Honoré.
Os paninhos baianos benditos, conhecidos na França como "porte bonheur", acabaram super valorizados por vendedores de lojinhas badaladas. Seu preço pode variar de 0,50 a 5,00 Euros. Customizadas, são vendidas com o apelo "desenho Saint-Tropez" em lojas como a Spirit Wire, na Côte D´Azur, por valores de 11 a 25 Euros.
A badalação em torno das fitas também acontece em Londres. Lá a fita é vendida na Judith Michael & Daughter, loja vintage em Regents Park Road, por honestos 0,50 Euros.
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