terça-feira, 9 de junho de 2009

Ivo Danin em ópera no Theatro São Pedro



Gente, como todos sabem, eu adoro qualquer tipo de coisa considerada chique. Vocês podem chegar para mim e me contar qualquer lorota. Se dizer que a tal coisa é chique, eu vou comprar a sua idéia, os seus balangandãs, o que for... Foi assim no último feriado que passei em Tiradendes -MG. A mulher veio me vender um anel e me garantiu que a tal peça veio do Egito. Cara, ela contou tanta coisa sobre a peça: que era um peça lendária, que era não sei o que .... bem, resumindo,comprei o tal anel. Valeu pela criatividade dela e não se fala mais nisso. Assumo! Sou assim e ponto final. Mas, no último domingo, me achei ainda mais chique que o habitual.... Porque me sinto assim, também, quando os meus amigos (especialmente os queridos) estão numa situação chique. Eu me realizo por eles, oras!
È que o Ivo Danin (aquele homem lindo, alto, moreno, inteligente.... blablablablablala... ok, antes que vocês me perguntem, respondo: não tô pegando, viu?)estreou uma ópera no Theatro São Pedro. Achei isso um luxo. O Ivo, além de tudo, ainda canta óperas...
A peça ficou em cartaz apenas um fim de semana. Ou seja: Para poucos! Mas foi um arraso. Apresentada pelo Núcleo Universitário da Ópera, O Falso Filho, é do compositor espanhol Joaquín Rodrigo, que incorporou canções e danças tipicamente espanholas a um texto adaptado do poeta e dramaturgo espanhol Lope de Vegaque.
A ópera foi dirigida e regida pelo Maestro Paulo Maron.
Na história, Alferes Leonardo (Jorge Trabano) retorna a Espanha depois de servir o Rei em uma batalha. O Capitão Fajardo (Luis Guimarães) lhe presenteia então com uma carta de recomendação para que sua irmã, Bárbara (Ana Lucia Benedetti), que vive Madri, o receba em sua casa. Porém Leonardo, ajudado por seu escudeiro Beltran (Caio de Oliveira), falsifica a assinatura do Capitão e escreve outra carta, dizendo é seu filho. Assim eles esperam ser recebidos mais calorosamente. Os problemas começam quando Bárbara e também sua filha Ângela (Alexandra Liambos) caem de amores por Leonardo.
As apresentações aconteceram no Theatro São Pedro, que possui mais de noventa anos de existência. O local foi restaurado durante quatro anos e ficou pronto em 1994. A construção é de 1917 e o projeto é do português Manoel Fernandes Lopes (1881-1948). O espaço preserva até hoje um pouco da história da cidade em seus 3 800 m² de área, entre lustres de cristal tcheco, madeiras nobres e cortinas de veludo inglês, em estilo neoclássico e leve inspiração art-noveau.
Para quem ficou com vontade de assistir à uma ópera do grupo, ou de visitar o teatro, a boa notícia é que o Núcleo Universitário de Ópera já ensaiam outro espetáculo que, em breve, será apresentado no Theatro São Pedro. Prometo avisar com antecedência.
De qualquer forma, o teatro vale a visita.

Serviço:
Theatro São Pedro. Rua Barra Funda, nº 171, Barra Funda. (11) 3667-0499.
http://www.theatrosaopedro.org.br/

2 comentários:

Priscilla disse...

Val, vc é chique de doer

Unknown disse...

UAAAAUUUU que legal essa peça hein fiqeui sabendo q terá uma nova apresentação em santo andré dia 12/07
RSRSRS adorei os elogios brigaduuuu TE adorooo bjo