quarta-feira, 13 de maio de 2009

Nova Modéstia (?)


Karl Lagerfeld criou o termo. E o mundo confirmou (?) A “nova modéstia” consiste, basicamente, em esconder o ouro. Não pega bem sair por aí mostrando seus brilhos, suas jóias.... rs. Piada, né? Onde eles pensam que nós estamos? Em Dubai? Bem, vamos fingir que vivemos no mundo perfeito e igualitário, e que esse assunto é de fato relevante.

A última dos fashionistas é nos dizer que o momento é de contenção. Nada muito Dubai, entende? Eles querem nos vender a idéia de que somos todos solidários com a pindaíba alheia. Nos pedem para endeusar o manjadérrimo hi-lo (roupa de loja pseudopopular + roupa cara) e fechar os códigos. O que é fechar os códigos? Você tira a maior parte dos ornamentos, foca nos tecidos caros e no “primor” dos cortes, escolhe cores sóbrias e esconde a logomarca. Assim, a aparência é de uma certa simplicidade. E, desse modo, continuam vendendo, sem nos deixar com peso na consciência, entendeu?

Mas você é inteligente e não vai cair nas garras do capitalismo mais uma vez, vai? Bem, eu tenho dúvidas.... a minha alma está vendida há muito tempo. Por mais que eu insista no meu discurso anti-capitalista e anti-consumista, é difícil para mim ficar livre de tudo o que aprendi ao longo dos anos. É aquela velha história: faça o que eu digo, não faça o que eu falo. Vou continuar tentando...
Fazendo a linha advogada do diabo, sou a favor de se ter um mínimo de informação, antes de sair por aí, usando qualquer coisa. Afinal, o lenço que você acaba de comprar (pasme) tem um impacto muito grande na economia mundial. Por isso, acho importante estar consciente de que as coisas têm preço, e não é um preço que se pague só com grana. Por exemplo: quer “ter o direito” de usar lenço palestino só porque é “bonitinho”, sem ter a obrigação de saber o que ele significa? Então, continue fingindo que não sabe que os próprios soldados israelenses envolvidos nas ações contra os palestinos denunciam que foram incitados a matar crianças, civis desarmados e a incendiar casas, em resumo, a massacrar. Pense nos corpos enrolados nos lenços para os funerais, sinta o drama (aí, gente! TRAGÉDIA!! Também detesto ter que reconhecer certas coisas...)
A minha idéia é que a gente pense um pouco mais sobre os nossos desejos. Afinal, desejos não são espontâneos. Eles são criados a partir de uma série de fatores_ fatores esses que os publicitários sabem explorar com maestria. Portanto, investigue os seus desejos, descubra se eles são mesmo seus, se vêm de você ou se alguém está te dizendo como e o quê desejar. E lembre-se que essa idéia de “nova modéstia” está bem clara que é para nos fazer consumir mais e mais.
Se nada disso te tocar (não sei se me toca. Para falar a verdade, sonho com o mundo perfeito, com todo mundo chique e perfumado. Ah, já tem tanta coisa feia no mundo.... se eu decidir não entrar nessa onda, por favor, me deixem delirar e overdosar em paz), faça como eu faria, se não sentisse essa maldita culpa: Se joga!

Um comentário:

Unknown disse...

Meu, vcs fashionistas são metidos a querer entender o mundo por meio das roupas. Como vcs são súperficiais, hein? rsrs
Mas, sinceramente, Deus me livre que vcs deixem de existir. Se isso acontecer, de quem vou falar mal?Dos politicos? Que sem graça. Isso me cansa.
Beijos