
Andei pensando esses dias no quanto as pessoas poderiam ser mais felizes se tivessem aprendido, logo cedo, a usar a palavra "NÃO" de maneira adequada. Já parou para pensar em quantos mal-estares, relacionamentos abusivos e frustrações poderiam ser evitadas, se, um simples “não”, fosse usado de maneira adequada, num momento oportuno?
Em minha opinião, esse é um problema cultural dos brasileiros. A maioria de nós, brasileiros, não aprendeu impor os nossos limites. E quando o fazemos, quase sempre, usamos a agressividade. Ou somos permissivos ou violentos. Não há meio termo. É o famoso oito ou oitenta. Esses dias, encontrei um amigo que passou alguns anos morando nos Estados Unidos. “Engatamos” uma conversa e ele me disse que lá, as crianças, são ensinadas, pelos pais ou já na escola primária a dizer “não”, de maneira natural. Sem causar violência á si próprio, nem ao oponente. Segundo ele me explicou, isso tem muito a ver com a preocupação dos americanos de que as crianças sofram abuso sexual. Independentemente do motivo, o fato é que, uma pessoa que saiba usar o “não”, de forma adequada, certamente se dará melhor na vida.... nas negociações, nos relacionamentos, whorever...
Portanto, It´s ok, to say NO, diante de gente interesseira, de um chefe agressivo (e que quer roubar a autoria de um projeto seu, ABAFA), de uma negociação, de gente chata, de namorado ciumento, de gente invejosa, para impor nossos limites.... Nossa, em tantas situações é legal dizer não, que, eu ainda não havia concebido a positividade que há numa palavrinha, aparentemente, negativa.
Um comentário:
não é só para te agradar, mas adorei e me indetifiquei mto com o texto!!
Postar um comentário